Guajava apoia a nova geração de gestores ambientais na Semana de Gestão Ambiental da EACH-USP
Dulce Moraes
Conexão In Natura.
Evento foi promovido para ampliar o disseminação do conhecimento técnico de Soluções Baseadas na Natureza para resiliência das cidades
A Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo participou e apoiou a Semana de Gestão Ambiental (SAGA) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro, reafirmando seu compromisso com a formação de novas lideranças ambientais e a difusão das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no Brasil.
Em palestra ministrada a estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, a diretora executiva da Guajava, Riciane Pombo, destacou a importância da leitura ambiental — considerando biomas, bacias hidrográficas e contextos urbanos — para o desenvolvimento de projetos baseados na natureza.
Ela também respondeu a dúvidas sobre os critérios de aplicação das diferentes tipologias de SbN e abordou o papel das políticas públicas que contemplem essas soluções na construção de cidades mais resilientes e regenerativas.
Demanda mundial
As Soluções Baseadas na Natureza têm se consolidado como estratégias essenciais para enfrentar a crise climática, promover a regeneração urbana e gerar benefícios sociais e econômicos. Estima-se* que, até 2030, as SbN poderão atender a um terço das necessidades globais de mitigação climática, além de gerar cerca de 32 milhões de novos postos de trabalho até o final da década.
Apesar das oportunidades, o setor ainda enfrenta grandes desafios na formação de profissionais qualificados, como a escassez de conhecimento técnico especializado e a baixa integração do tema nos currículos universitários.
Com atuação reconhecida em projetos e consultorias técnicas em SbN, a Guajava tem contribuído para reduzir esse déficit por meio de capacitações, monitorias e apoio técnico a profissionais e instituições públicas, além de fortalecer coletivos sociais e de jovens em territórios tradicionais e periféricos.
Rios e Ruas
A palestra de Riciane foi antecedida pela apresentação de José Bueno, do Instituto Rios e Ruas, que propôs uma reflexão sobre a importância ecológica e afetiva dos rios para cada participante.
A presença da Guajava na Semana de Gestão Ambiental da EACH-USP reforça o propósito da empresa de conectar conhecimento técnico, inovação e engajamento social, contribuindo para a formação de profissionais capazes de liderar a transição para um futuro urbano mais sustentável e adaptado às mudanças climáticas.