A área de infiltração, localizada nos arredores da Av. Nove de Julho e do MASP, foi concebida enquanto um modelo de retardamento do escoamento de águas pluviais, contribuindo para minimizar inundações a jusante. Foi realizado um diagnóstico que primou por selecionar o dispositivo de SbN ideal a cada trecho do projeto considerando sua adequação frente a declividade da rua e do talude, bem como do tipo de solo e permeabilidade. Iniciado um evento de chuva, as águas pluviais percorrerão as biovaletas, localizadas às ruas Eng. Monlevade e Prof. Picarolo, com seu escoamento superficial retardado em vista de pequenas barreiras inseridas neste dispositivo. Uma vez na Nove de Julho, as águas são destinadas à galeria de águas pluviais sob o leito carroçável. Em momentos de chuva extremos, o escoamento superficial das biovaletas será direcionado a poços de infiltração localizados sob as calçadas das ruas supracitadas. Caso ocorra um evento de chuva em dias subsequentes, o que ocasionará um aumento do grau de saturação do solo, um extravasor permitirá escoar a água por entre os poços para a galeria de águas pluviais da Nove de Julho e, também, para o terraceamento nos taludes. Estes terraços de chuva, enquanto um dispositivo de SbN criado pela Guajava, atuam de forma a retardar o escoamento superficial das águas pluviais para o fundo de vale. Quando a água atinge o nível máximo do terraço é encaminhada para biovaletas que a levam para o terraço de chuva seguinte. Uma vez na Nove de Julho, as águas pluviais encaminham-se para um reservatório estanque sob as calçadas de ambos os lados da avenida. Após, passam por um filtro de areia grossa e brita e são direcionadas ao sistema de águas pluviais. Por fim, ao centro da Av. Nove de Julho é inserido um canteiro pluvial com barreiras para direcionar e diminuir a velocidade do escoamento superficial das águas de chuva. De forma a promover uma dimensão didática para o projeto, foram inseridos caminhos no talude para que a população possa visualizar o funcionamento do modelo. Ainda, este local é um importante marco turístico de São Paulo que tem nas suas imediações o MASP. O projeto se dá dentro da coordenação dos projetos do Cadernos de Bacias Hidrográficas da Prefeitura de São Paulo.
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