Projetos Guajava

Corredor Ecológico USP

Ficha Técnica

Desafios, Soluções e Benefícios

Com cerca de 2,2 km de extensão, o Corredor Ecológico da USP propõe a criação de um espaço verde contínuo e biodiverso em um trecho intensamente impactado da cidade.

Trata de um projeto de arquitetura paisagística regenerativa para a área localizada entre a Marginal Pinheiros e o campus da Universidade de São Paulo, ao longo da Raia Olímpica do Centro de Prática Esportivas da USP (Cepeusp).

O enfoque da proposta é regeneração ambiental e a qualificação do espaço urbano, contribuindo para o fortalecimento da biodiversidade, a mitigação da poluição atmosférica, o sequestro de carbono, a redução do escoamento superficial das águas pluviais e a melhoria do conforto térmico e da experiência dos pedestres.

A estratégia de implantação organiza-se em cinco módulos de plantio, combinando forrações, herbáceas, arbustos, palmeiras e árvores, formando um mosaico paisagístico resiliente. 

A seleção das espécies prioriza representantes da Mata Atlântica e do Cerrado, com baixa demanda de manutenção, alta adaptação climática e capacidade de fitorremediação.