Abertura do córrego Uberaba no parque das Bicicletas
Sob a coordenação dos projetos do Cadernos de Bacias Hidrográficas da Prefeitura de São Paulo, a Guajava elaborou o projeto de abertura do córrego Uberaba e recuperação de suas margens com uso de engenharia sustentável dentro do parque das Bicicletas, em Moema, na zona sul paulistana.
A abertura de um trecho do córrego no Parque das Bicicletas foi concebida sob o objetivo de retomar a relação da cidade com seus rios, criando uma tipologia de espaço de lazer com jardins de chuva, pistas para caminhadas, travessias sobre o córrego e deques que proporcionam momentos de lazer relacionados aos corpos d’água urbanos.

Foram inseridos no projeto conceitos de canais anastomosados contendo ilhas de fitorremediação, onde o corpo d’água divide-se entre elas, formando um córrego sem um canal principal. As ilhas de fitorremediação são zonas de raízes implantadas ao longo do córrego com a finalidade de potencializar o trabalho de depuração de poluentes orgânicos presentes na água, feito pelas raízes das plantas em conjunto com microrganismos que juntos quebram as moléculas no processo de decomposição e se alimentam delas, produzindo oxigênio e consumindo gás carbônico.


- ANO: 2020
- LOCAL: São Paulo/SP
- ÁREA: 34.943 m²
- BACIA: Uberaba
- CLIENTE: FCTH e Prefeitura de São Paulo