Abertura e revitalização de trecho do córrego Tapera

A proposta do parque linear do córrego Tapera, situado na zona leste da capital paulista, seguiu os conceitos estabelecidos pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, como intervenções urbanísticas relacionadas aos cursos d’água com a finalidade de conectar áreas verdes e espaços públicos e controlar inundações.

As áreas verdes destinam-se ao lazer, à fruição e às atividades culturais, expandindo a percepção dos cidadãos sobre o meio físico.

Em sua extensão de 550 metros, observam-se elementos de conexão do parque com o meio urbano, pistas de caminhada, passarelas e deques que favorecem a convivência dos cidadãos com as águas urbanas. Soleiras restringem a vazão do córrego em períodos chuvosos, enquanto os elementos urbanos, como as passarelas, proporcionam elos entre as áreas contíguas ao parque.

Esta iniciativa revigora um córrego outrora negligenciado e traça um caminho promissor rumo a cidades mais inclusivas, visto que engloba princípios de acessibilidade, habitação digna e espaços públicos interativos.

A proposta foi desenvolvida no âmbito da coordenação dos projetos dos Cadernos de Bacias Hidrográficas da Prefeitura de São Paulo.

1-Córrego-Tapera-em-período-seco-guajava2-Córrego-Tapera-em-vazão-de-cheia--guajava