Parque Linear Tiquatira a montante da Avenida Tarumã
Parque linear no córrego Belini com centro esportivo
Implantação de dois reservatórios, um sob um campo de futebol (margem direita) e outro sob as quadras esportivas (margem esquerda), localizadas no Parque Linear Tiquatira a montante da Avenida Tarumã. A implantação dos reservatórios subterrâneos sob as quadras irá reduzir imensamente a necessidade de supressão da vegetação dessa área.
Trata-se de uma proposta inovadora de readequação das edificações do Centro Esportivo para uma convivência com as cheias com um menor risco para seus usuários. O projeto se dá dentro da coordenação dos projetos do Cadernos de Bacias Hidrográficas da Prefeitura de São Paulo.
O projeto está situado na bacia do córrego Belini, na região sudoeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro Alto de Pinheiros. Trata-se da revitalização da praça Dr. João Guilherme Floke e abertura do córrego Belini. A praça encontra-se comprometida com uma passagem para veículos automotores no seu centro.
A iniciativa propõe uma transformação notável, mediante a remoção das duas vias que atravessam o centro da praça e a realocação do tráfego para as laterais. Essa mudança permitirá a criação de um espaço dedicado à permanência e à contemplação no coração da praça.

A abertura do córrego Belini transcende seu propósito prático e assume um papel simbólico e didático fundamental. Trata-se da abertura da vazão de base do córrego, com a manutenção de uma profundidade de 1,5 metro. Assim, viabiliza-se a oportunidade única de interagir com as águas que fluem pela cidade de São Paulo, proporcionando um ambiente convidativo para as pessoas entrarem nas águas e desfrutarem de momentos de lazer e diversão à luz desse elemento tão especial e característico de nossa metrópole.
Esse projeto não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também enriquece a experiência urbana, destacando a importância da água em nossa cidade e reforçando seu valor simbólico como um recurso natural.
A abertura do córrego Belini não apenas reconfigura o espaço físico, mas também nos convida a reconectar com a essência de uma São Paulo em que os córregos eram parte do cotidiano citadino. Por fim, oferecemos um ambiente propício para aprendizado, contemplação e celebração do pulso das águas.


- ANO: 2021
- LOCAL: Av. Governador Carvalho Pinto
- ÁREA: 40.000 m²
- BACIA: Bacia do Córrego Tiquatira
- CLIENTE: FCTH e Prefeitura de São Paulo