Recuperação do parque Pedreira
Implantado em uma pedreira desativada, o reservatório Pedreira é parte de uma proposta sistêmica e integrada de drenagem da bacia do córrego Itaquera. A palavra “Itaquera” tem origem tupi-guarani, significando “pedra dura”. O nome Pedreira foi escolhido em razão das pedras existentes na bacia.
A cava do reservatório foi formada na operação da antiga Pedreira de São Matheus Lageado S.A., que explorava a área por meio de concessão datada de 1983. Como apresentava grande potencial de armazenamento de água da chuva, a cava foi convertida mais adiante em estrutura de controle de cheias.
O projeto de revitalização do reservatório prima por levar vantagem de um extenso paredão gerado pela atividade mineradora local, propondo um lago permanente que reflete as rochas, incluindo caminhos lúdicos e acessíveis entre as pedras e um palco para shows a céu aberto. Trata-se de uma estratégia para recuperar a paisagem degradada por meio do aproveitamento multifuncional do espaço livre, uma vez que o reservatório continua desempenhando função relevante no controle de cheias, podendo ser agregada a ela um parque de uso cotidiano da população.
Pelo seu caráter turístico, espera-se também que o sítio tenha importância regional e atraia a população para avistar as águas do lago e as pedras. Tal dimensão turística do projeto é relevante socioeconomicamente na região, visto que a proposta estimulará a criação de um polo de geração de emprego na zona l este ao mobilizar o comércio local.
O parque atuará ainda como local de interesse geológico com valor educacional e científico. Atualmente, a população que ocupa a área do entorno do reservatório está exposta ao risco de queda dos paredões de rocha, bastante elevados. Com a proposta de criar um caminho em todo o perímetro da cava, será criada uma barreira para proporcionar maior segurança à população e um trajeto panorâmico.
- ANO: 2021
- LOCAL: São Paulo/SP
- ÁREA: 121.000 m²
- BACIA: Itaquera
- CLIENTE: FCTH e Prefeitura de São Paulo